24/02/2011

O primeiro post de...alguns

Pois, não digo que seja de "muitos", porque, enfim, posso vir a fazer só uma dúzia de posts e depois fartar-me disto, como aconteceu com o meu primeiro e único blog. Agora, voltei a ter vontade de criar um, graças a uma das minhas amigas do Facebook - não paravam de aparecer links dos seus novos posts nas minhas actualizações. Mas ela tem Tumblr, e eu preferi isto. Acho que este é o mais indicado para escrever textos longos - sim, porque, quando começo a escrever, é um bocado difícil de parar -, e é para isso mesmo que quero um blog: para escrever textos longos de coisas que se passem na minha vida ou sobre alguma opinião minha, não para o encher de poemas nem para pôr uma imagem qualquer e escrever umas duas ou três linhas a relacionar aquela imagem com a vida.
Voltei a casa há quase dois dias. Estive fora, na universidade e a viver sozinha, e desisti. Não que não gostasse de viver sozinha. Não era mesmo nada mau fazer o que me apetecesse, limpar a casa só quando ela estava mesmo a precisar, ver o que quisesse na televisão - o que implicava ver a série do Pokémon que dá no Panda Biggs -, pôr música alta e comer quando bem me apetecesse - se me levantasse ao meio-dia, tudo bem, tomava o pequeno-almoço ao meio-dia e almoçava às quatro (já aqui, quando almoço na casa dos meus avós, por exemplo, o almoço tem que ser sempre à uma hora, mesmo que alguém só acorde meia hora antes disso). Portanto, viver sozinha era o menor dos meus problemas. Sim, sou uma solitária.
Vim-me embora porque não estava a gostar nada do curso. Aquilo não era, definitivamente, para mim. Em vez de estar fechada num laboratório o dia inteiro, preferia, sei lá, ficar em frente ao computador o dia inteiro. A sério. Ficava confortável, sentada, de fato-de-treino, com uma caneca de chá ou de leite com chocolate ao lado, a escrever durante horas ou a pintar no SAI, sem precisar de estar com centenas de cuidados e de passar o tempo a olhar para tubos de ensaio ou lá o que quer que fossem.
Agora cá estou, já sem saber o que fazer, outra vez. Vim-me embora com a ideia de fazer melhoria de um exame e ir para medicina, mas fico sempre confusa quando a minha mãe começa com tretas do tipo "Mas tens a certeza? Pensa bem! É mesmo isso que queres ou ainda não sabes?", coisas às quais eu nem consigo responder, talvez porque, realmente, ainda nem sei bem o que quero. Para a minha mãe, o bom é ter um emprego estável que dê muito dinheiro. Acho que deve ser secante fazer uma coisa que não se gosta só pelo dinheiro, mas ela diz que o "secante" é recompensado por aquilo que se ganha. Já o meu pai diz que o bom é fazer-se aquilo que se gosta. O ideal era juntar as duas coisas, o que eu acho praticamente impossível.
De qualquer maneira, falar sobre cursos ou sobre o futuro é uma das coisas que mais detesto. Por mais que pense ou fale nisso, nunca chego a lado nenhum. Além disso, nunca fui pessoa de dizer "Quem me dera ir para a universidade", ao contrário de muitas que conheço. Será um sinal? Bem, acho que não, porque, de qualquer das formas, vou ser obrigada a ir para uma universidade.
Fico por aqui por hoje. Já escrevi mais do que queria, como sempre. E, como sempre, nunca sei como acabar. Não vou andar às voltas à procura de uma frase marcante e que faça pensar para acabar isto. Vai ficar assim mesmo. Pronto.

Sem comentários:

Enviar um comentário