12/05/2014

Desabafos universitários


Esta semana que passou, tal como acontece todos os anos por esta altura, a minha página inicial do Facebook encheu-se de fotografias de pessoas trajadas, que exibiam, orgulhosamente e com grandes sorrisos, as cores do seu curso. Em muitas das fotografias, constavam duas ou mais pessoas, e estas eram acompanhadas por descrições e por comentários em que diziam o quanto gostavam umas das outras. E não esqueçamos os corações que vinham depois de cada frase.
Olhar para as fotos deixou-me um bocado...nem sei qual a palavra certa. A verdade é que me fizeram pensar em como também gostava de estar orgulhosa do lugar onde estou e de tudo o que já alcancei. Também gostava de falar acerca do meu curso com satisfação e de mostrar as suas cores. Mas lá está...isto não me move, tal como não me move desde o primeiro ano. Porque, quer dizer, é só um curso. Ainda estou para perceber como é que se gosta ou como é que se tem orgulho num. Acho que ninguém dizia que tinha orgulho em estar numa determinada escola a ter determinadas disciplinas, por exemplo. E a universidade, para mim, não é mais do que uma continuação da escola.
Mas depois penso...não me parece que o orgulho e a felicidade venham do curso em si, mas sim do facto de as pessoas se sentirem bem nele. Sentirem-se como se tivessem encontrado o seu lugar, o lugar onde realmente pertencem. E não acho que é um curso ou uma instituição que oferece esta sensação, da qual andamos à procura durante tantos anos. São as pessoas; as pessoas que se conhecem e que se transformam nas companheiras de uma nova jornada.
Pelo menos, é o que eu acho.
E deve ser por isso que ainda não encontrei a maravilhosa sensação de estar no lugar onde pertenço. Vou sair da faculdade sem amigos, mas já me habituei à ideia. Já não me ralo. Tenho colegas com quem me dou melhor, mas não os considero amigos. Pudera...o único espaço que partilhamos é a faculdade, e a maioria das conversas que temos são sobre a faculdade. Assim que as aulas acabam, fogem para casa. Quando não temos aulas, refugiam-se na terrinha. E pronto.
Quando penso nisto, lembro-me, inevitavelmente, do curso que frequentei (por um curtíssimo período de tempo) antes deste. De como éramos mais unidos e de como passávamos mais tempo juntos fora do edifício de aulas, a fazer outras coisas que não trabalhos de grupo. Mesmo assim, não me senti integrada, talvez por vir a precisar de mais tempo. Vi algumas fotografias destas pessoas, e pensei no que poderia ter acontecido se me mantivesse com elas. Bem, no fundo, acho que sei o que teria acontecido: ver-me-ia grega para estudar, chumbava e chumbava e desesperava e ficava com uma vontade enorme de explodir com todos os laboratórios do mundo. E talvez continuasse desintegrada.
Mas, enfim, já não me importo. Já estou naquela de acabar o curso sem me preocupar com o resto. Preferia que as coisas fossem diferentes, principalmente porque quase toda a gente diz que os tempos da faculdade são os melhores. Mas fico sempre a achar que o melhor ainda deve estar para vir. Ainda vou continuar à procura do meu lugar. 

5 comentários:

  1. Eu mesmo não tendo escolhido o meu curso porque era a minha cara e ainda hoje tenho alguns problemas com a minha escolha tenho como que "patriotismo" pelo meu curso por o curso que quero honrar. As pessoas tem muita influencia sem duvida mas é o propria ambiente onde estudamos que nos faz assim. e o orgulho de ver aquilo que fazemos ir mais alem

    ResponderEliminar
  2. Vai correr tudo bem, basta acreditar ;)

    ResponderEliminar
  3. as pessoas que estudam connosco têm muita influencia nisso. E quando dizem que os melhores tempos da faculdade são os melhores da nossa vida, estou como tu, ainda estou à espera que o melhor esteja para vir :)

    ResponderEliminar
  4. Estou contigo nesse ponto. Acho que os melhores tempos ainda estão para vir. Estou no meio primeiro ano e não penso desistir do curso, porém, tenho a perfeita noção de que não me vou enquadrar de todo e que será apenas o curso que tirei. Tenho esperanças de gostar mais do mestrado do que a licenciatura.

    ResponderEliminar
  5. Eu posso dizer-te que entrei verdadeiramente no curso que escolhi, porque só concorri a um. Era mesmo aquilo que queria, apesar de lá pelo meio ter duvidado das minhas escolhas... muitos de nós, ou quase todos, não sabem "ao que vão" quando concorrem a um curso superior. Agora que estou a estagiar, percebi que não me enganei. Tenho outras ambições do que "apenas" advogar, não vou mentir, mas sei que segui o caminho certo.

    Mas para além de tudo isso, de estar a fazer (e a aprender) aquilo que gosto, não há qualquer dúvida que foram as pessoas que me acompanharam que fizeram o melhor de mim durante estes anos. Se não fossem elas, não sei que teria feito. Não foram as cadeiras que me deram os momentos inesquecíveis, os bons e os mais, foram as pessoas, os amigos, com quem os partilhei.

    Se sentes que o "teu momento" ainda não chegou, então é porque realmente ainda não chegou. E quando chegar, vais saber logo, porque é algo que se sente ^^ *****



    Caso ainda não tenhas visto a minha resposta no meu blog, aqui vai:

    Podes contactar-me quando quiseres, mas provavelmente ainda vou demorar um pouco a ler, porque só vou ter as noites para isso e 200 páginas já é "alguma coisa". Mas eu oriento-me bem!! E fico mesmo contente por poder ajudar ^^

    ResponderEliminar