16/05/2014

Do bom tempo


Até há bem pouco tempo atrás, adorava aproveitar os primeiros dias de bom tempo para dar um saltinho à praia, estirar-me na areia e deixar o sol fazer o seu trabalho de me roubar a brancura da pele e substituí-la por um tom moreno bonito, enquanto um livro ou o mp3 me faziam companhia naqueles minutos de calor. Até há bem pouco tempo atrás - e até no Verão passado falei disto -, gostava de ir passar férias a um lugar com óptimas praias, sem fazer nada o dia todo, a não ser ficar deitada, a ler ou a ouvir música, refrescar-me na água e fartar-me de comer coisas boas, sem pensar em absolutamente nada para além do facto de Isto é que é boa vida.
E o que acontece agora?
O bom tempo está aqui, mas nem tenho vontade de ir à praia, nem mesmo olhando para fotografias - que só servem para fazer inveja aos outros - que alguém possa publicar no Facebook. O facto de esta ser longe da minha casa e de me obrigar a apanhar o autocarro tira logo parte da minha vontade, confesso, assim como a bendita depilação que tenho que ser obrigada a fazer caso queira andar à fresca - estúpida sociedade, que quis que as mulheres fossem completamente "limpinhas". E sinto o sol a queimar-me nas costas quando ando na rua, coisa que não é nada agradável de se sentir durante cinco minutos, quanto mais numa hora passada a torrar e a suar numa toalha de praia.
Contudo, o bom tempo deixa-me feliz. Já disse milhentas vezes que detesto chuva e que acordar e ver o céu limpo dá-me logo outro ânimo; deixa-me com mais energia e torna bastante agradável a minha caminhada diária de casa para a faculdade e da faculdade para casa. Para além disto, sabe-me muitíssimo bem andar com as roupas de Verão, que adoro - e isto pode parecer uma tremenda futilidade, mas, bem, não tenho culpa de preferir a roupa de Verão à de Inverno e de gostar de andar sem casacos e com os pés frescos, por exemplo, ao invés de pensar que devia vestir mais qualquer coisa e/ou levar um cachecol atrás de mim por poder ficar um frio de rachar. Em vez de praias e de uma ou duas horas inertes a levar com sol, o que me tem realmente apetecido é ficar na esplanada. De facto, a melhor parte do meu dia de hoje foi ir até à esplanada comer um gelado e ficar a ler um pouco. O Porto trouxe-me - entre outras coisas - uma estranha e agradável paixão por esplanadas.
E o que acontece quanto às férias?
Passei a preferir passar uns dias em lugares que não tenham somente praias, ou mesmo que não tenham praias de todo. Passear por ruas, ver monumentos, tirar centenas de fotografias e conhecer novos lugares - e, entretanto, passar um tempinho numa esplanada, já agora - começou a tornar-se bem mais interessante do que umas férias passadas inteiramente a fazer o trajecto água-toalha-comida vezes sem conta, mesmo que, no final dos dias, tenha os pés feitos num oito. Foi por isso que torci um pouco o nariz quando a minha mãe me disse que estava a pensar em irmos passar uns dias às Canárias. Mas pronto, relaxar também sabe bem, e há que deixar a nossa pele sintetizar a vitamina D que não conseguimos obter tão bem durante o resto do ano.
Todas estas palavras para dizer algo tão simples como: acho que estou a ficar farta de praias. Pudera, não é...quem vive numa ilha tem dezenas de praias ao seu alcance, e é basicamente a elas que o Verão se resume. Mas, bem, talvez esteja a exagerar um pouco por ainda não me encontrar de férias e tal, porque, quando estiver, e quando regressar a casa, talvez o caso mude de figura. Talvez.
Ou estarei a ficar velha? É que nem me digam isso... 

11 comentários:

  1. Eu nunca gostei de praia. Prefiro o rio :)

    ResponderEliminar
  2. Os gostos mudam com o tempo...é normal...ha coisas das quais nos cansamos por serem fáceis...pode ser que um dia voltes à praia nos primeiros dias de calor =)

    ResponderEliminar
  3. Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades ;)
    Eu adoro praia, vivo longe dela e entendo o problema da distância. Por vezes também me tira a vontade de ir até ela. Esplanadas parecem-me uma boa escolha, mas estou mais virada para jardins.
    Quando a depilaçao... A sociedade foi mazinha para com as mulheres, verdade seja dita. No entanto não posso partilhar dessa dor, porque nunca fiz a depilaçao. Nunca precisei.

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  4. Já gostei mais de praia, prefiro a piscina :)

    ResponderEliminar
  5. Eu cá odeio praias. Não consigo ver o que há de tão bom nelas.

    ResponderEliminar
  6. eu gosto de praia embora não vá a nenhuma há cerca de dois anos... passo bem sem elas...
    quanto ao bom tempo, bem, parece que a chuva vai voltar já amanhã :(

    ResponderEliminar
  7. Não sou nada fã de praia, e tenho uma mesmo à mão de semear (na minha terrinha). É o sol a tostar e eu a sentir as células mortas da minha pele a grelhar, é a areia a meter-se "em todo o lado", e se quero nadar, posso sempre ir à piscina. O tempo bom também me faz acordar com mais vontade de ir trabalhar, que no inverno dava tudo para ficar o dia todo na cama, a deprimir com as nuvens lá fora. Visitar locais novos é sempre mais interessante que um monte de areia... Tens que vir cá mais para cima um dia destes!! ^^ ****

    ResponderEliminar
  8. Eu, por sempre ter vivido longe da praia, aproveito todas as oportunidades que tenho para ir e nunca me canso :)

    ResponderEliminar
  9. Comigo depende um bocado do humor, mas agora até gosto mais de praia :)

    ResponderEliminar
  10. R.: Pois, ainda persiste muito a ideia de que a mulher deve ser isto ou aquilo e não o que ela quer ser. Mas lá está. Temos cada vez mais a capacidade de fazer de nós mesmos o que desejamos e não o que querem :)

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto imenso de praia, mas não consigo ficar muito tempo só ao sol xD

    ResponderEliminar