19/04/2015

Perguntinhas #12 - Hábitos Literários


1. Tens o hábito de comer enquanto lês? Se sim, qual a tua comida favorita?
Só chocolates ou amêndoas, embora nem sempre o faça.

2. Qual a tua bebida favorita para acompanhar a leitura?
Chá. Mas também nem sempre bebo.

3. Costumas sublinhar uma ou outra passagem enquanto estás a ler um livro, ou achas que escrever nos livros é uma ideia abominável?
Não, nunca. Só sublinho e escrevo nos livros de estudo. Nos livros de leitura, é impensável; gosto de os manter direitinhos, e não vejo necessidade em rabiscá-los. Se gosto de alguma frase ou passagem que queira partilhar mais tarde, normalmente decoro o número da página em que está, para depois ir lá buscá-la.

4. Como marcas os livros quando interrompes a leitura? Tens um marcador especial, ou usas o que estiver à mão (um papel dobrado, etc)? Ou dobras o canto da folha?
Costumo usar o meu marcador favorito, que comprei em 2007 numa feira ao estilo medieval que aqui fizeram e que tem o meu nome lá escrito, num tipo de letra também ao estilo medieval. Isso de dobrar o canto da folha não fica nada bem.

5. Qual o teu género literário favorito: ficção, não-ficção, ou ambos?
Ficção, sem dúvida. E, quanto mais fictícia a história (mundos imaginários, criaturas que não existem, magia, etc), melhor.

6. Gostas de ler até ao fim do capítulo, ou interrompes a leitura em qualquer parte do livro?
Prefiro ler até ao fim, mas há alturas em que tenho que parar a meio. Normalmente escolho parar quando aparece um espaço em branco, no caso de um capítulo ser muito longo e eu já não conseguir ler mais nada.

7. Tens o costume de procurar o significado de palavras que desconheces quando as encontras no decorrer da leitura?
Encontrar uma palavra que desconheça é algo que raramente acontece, na verdade. Mas penso que já procurei o significado de alguma, uma vez ou outra.

8. O que estás a ler neste momento?
Neste momento, nada. Acabei, esta semana, o segundo volume d'O Senhor dos Anéis, e, quando puder, vou pegar no terceiro.

9. Qual foi o último livro que compraste?
A última vez que comprei livros foi em Setembro. Comprei O Voo do Corvo, que já li, e o Delirium. Depois, recebi uns quantos no Natal e um no meu aniversário, que ainda estão em lista de espera.

10. Costumas ler um livro de cada vez, ou tens o hábito de ler vários livros ao mesmo tempo?
Só um de cada vez. Acho estranho ler mais do que um ao mesmo tempo.

11. Tens um local favorito ou uma hora específica do dia para ler?
Os meus lugares favoritos são: um dos sofás da minha casa (no Inverno ou quando o tempo está pior) e um jardim qualquer, deitada na relva debaixo de uma árvore (no Verão). Quanto à altura do dia, não tenho preferência. Leio quando me apetece, desde que possa.

12. Preferes séries ou histórias únicas?
Gosto de ambos. Aliás, quando um livro me interessa, a última coisa com que me preocupo é se se trata de uma série ou de um livro único. Aquilo que mais tenho na minha estante são séries - algumas das quais nem sabia que seriam séries, uma vez que comprei o livro sem saber que teria continuação. Se, por um lado, gosto do facto de a história não acabar ali e de saber que ainda não vou ter que me despedir daquelas personagens, por outro é um bocado chata a obrigação de ter que comprar os livros posteriores.

13. Tens algum livro ou autor preferido que não te cansas de recomendar aos outros?
Siiiim, A Passagem, de Justin Cronin. Provavelmente o melhor livro que já li até hoje 

14. Como organizas a sua biblioteca/estante? Por género, por título, pelo nome do autor ou pela editora?
Só há bem pouco tempo, quando remodelei o meu quarto, é que consegui organizar os meus livros numa estante. E organizei-os sem uma ordem específica. Claro que os livros da mesma série ficaram juntos, e aqueles que não pertencem a nenhuma série (ou que pertencem, mas que só tenho o primeiro volume) ficaram juntos também. Mas distribuí-os pelas prateleiras de uma forma aleatória.


Desafio retirado do blog Doce Sonhadora.

4 comentários:

  1. Apesar de só recentemente ter criado um blog, eu já seguia o teu. Não tão assiduamente como gostaria, nem comentava sempre. No entanto, houve um texto em que falaste sobre como não te sentias "parte" da faculdade, e nesse eu comentei (em anónimo, se não estou em erro) porque TODAS as tuas palavras podiam ser minhas. Não tens noção de como me revi nas tuas palavras. Por um lado fiquei feliz, por haver alguém que me poderia compreender... Mas fiquei triste porque sei o quanto dói, e não gosto de saber que há alguém a passar pelo mesmo. E o mesmo voltou a acontecer com o teu comentário. Também me cansei de tentar recuperar a amizade. Passava dias e tentar ligar 3 e 4 vezes por dias, e nunca me respondiam, nunca atendiam, nada. Mandavam mensagem dias depois a desculpar porque não estavam com o telemóvel... Mas das (raras) vezes em que estavamos juntas elas não largavam o telemóvel, porque seria?
    Custa bastante, custou bastante... Mas pronto, agora é viver com isso e encontrar pessoas que ajudem a minimizar a falta que fazem.

    Gostei das tuas respostas :p Também adoro beber chá enquanto leio (é uma combinação fabulosa!), também gosto de ter os livros impecáveis! O único que tenho estragado (não está estragado, é apenas uma mancha) é o Sétimo Selo do José Rodrigues dos Santos... Fizeram-me o favor de lhe deitar vinho do Porto em cima. Mas podia ser pior, Vinho do Porto até é chique ahaha
    Na semana passada comprei a trilogia d'O Senhor dos Anéis para reler e estou ansiosa. Neste momento estou a ler Uma Morte Súbita, da J.K.Rowling mas está a ser tããão custoso!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá linda, obrigada por avisares que respondes-te :D
    Adorei as tuas respostas e fiquei curiosa com o livro A Passagem, vou procurar mais informação :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Acho que também vou fazer este desafio :)

    ResponderEliminar
  4. Identifico-me com as tuas respostas, menos ali com a 3. Gosto de sublinhar frases que gostei ou que me intrigaram. O "The Picture of Dorian Gray" está cheio de sublinhados. Mas a verdade é que nem sempre tenho um lápis à mão! Eu gosto muito de sublinhar coisas e escrever em coisas xD

    ResponderEliminar