11/08/2015

"Lá fora é que é"

O meu pai adora empurrar-nos para o estrangeiro. Enquanto estive na faculdade, falou várias vezes sobre o Eramus, mas isso foi algo no qual nunca tive grande interesse. Quer dizer, mais ou menos. Quando ouvia as pessoas a falarem sobre a sua experiência, ficava, às vezes, com um certo bichinho. Mas, passado um bocado, já tinha esquecido o assunto e pensava Nah, deixa-me estar aqui quietinha. É que uma das coisas que fez com que não quisesse fazer Erasmus foi o facto de ir para outro país por minha conta, sozinha. Nunca me senti completamente integrada num sítio, e pensava que, se não me integrara na minha faculdade, também não me iria integrar noutro país, ainda para mais tendo em conta que o pessoal de Erasmus parece viver para as festas e para a bebedeira, coisa que faria com que me sentisse uma outsider, como habitualmente. Depois ainda havia a questão do procurar casa, da língua e das despesas - nunca percebi se davam bolsa, mas, mesmo que o fizessem, a bolsa não dura para sempre, e eu já estava a dar demasiada despesa à minha mãe (especialmente) por estar longe de casa. Para além disso, eu até considerava que estava a fazer uma espécie de Erasmus, já que saíra de uma ilha para ir para o Porto e só ia a casa e via a família quando estava de férias.
Hoje, o meu pai voltou a puxar o assunto Erasmus, desta vez direccionado à minha irmã, já que agora foi ela começou a faculdade e é agora ela que o pode fazer. Lá mandou a boquinha de me ter dito isso imensas vezes e de que eu nunca tinha concorrido, como se tal fosse uma experiência imperdível que certamente me enriqueceria enquanto estudante, mas a verdade é que, se fosse algo que eu quisesse mesmo ter feito, então teria feito, e não deixaria que a barreira do ir-sozinha-e-não-me-integrar me travasse.
Mas lá por eu estar prestes a acabar a licenciatura e a deixar de ser estudante, não quer dizer que ele não possa continuar a empurrar-me. O facto de eu ter dupla nacionalidade faz com que ele insista imenso nesse assunto: que vá para fora, que faça uma especialização ou pós-graduação ou lá como se chama, ou mesmo que faça um estágio. É claro que eu, quando começar a trabalhar, quero marcar pela diferença e destacar-me dos meus colegas de profissão por fazer algo inovador. Acho que é o que qualquer um quer, aliás. O meu pai falou-me, hoje, sobre isso, tal como outras pessoas já mo disseram. De tal maneira que a coisa já me entrou na cabeça. A questão é sempre como o hei-de conseguir.
Pois o meu pai lá me deu uma boa ideia - e ele raramente tem boas ideias. Mas só o facto de ir para fora completamente sozinha - aproveitando a dupla nacionalidade, claro, que ele tanto gosta - é demasiado assustador para mim.
Não deixo de reconhecer que poderia ser uma experiência fantástica, tal como foi a minha experiência enquanto estudante deslocada no Porto, para o qual também fui sozinha e no qual não precisei de me sentir integrada para o adorar. Mas, mesmo assim, não deixa de ser assustador. Seria como ir para outro mundo. Dar-me-ia conhecimentos tão diferentes e regressaria com uma nova visão acerca das coisas, mas não deixa de ser assustador.
Seja como for, por enquanto só consigo pensar em ter a minha licenciatura e em fazer parte da Ordem. As pessoas adoram pôr as carroças à frente dos bois, mas eu nunca gostei de pensar no futuro mais distante, nem nunca fui boa a fazer planos a longo prazo.

7 comentários:

  1. Se não é indiscrição, qual é a tua segunda nacionalidade? :p
    Também me é difícil integrar-me, mas fui viver para fora e estive uns meses em Paris sozinha, não me arrependo nada, deu-me um perspectiva da vida muito diferente, permitiu-me amadurecer e ter experiências que agora - até em entrevistas de emprego - são muito valorizadas. Ir para fora é sempre um mais. E eu sempre fui muito 'desapegada', se hoje me dissessem "faz as malas, vamos para Londres ver no que da", eu ia. Isso tornou a minha experiência muito mais fácil. Nunca tive receios nem 'pés frios'... No entanto, acho que para irmos para fora temos de querer, senão estamos sempre a pensar em como seria e em quanto mais felizes estaríamos se estivéssemos em nossa casa, no nosso pais. Conheço quem tenha ido para fora, por pressão ou mesmo por necessidade e embora estejam bem e as coisas se tenham resolvido, nunca se conseguiram livrar do descontentamento... Ou se quer, ou não se quer, na verdade é assim simples. Mas tu estas numa fase em que te tens de focar no agora, e é isso que deves fazer. O estrangeiro não foge, leva o teu tempo, e não deixes que te pressionem.

    ResponderEliminar
  2. Eu gostava de ter feito Erasmus, mas o meu pai é o oposto do teu: gaiola. Por isso ainda não desisti de, eventualmente, fazer qualquer coisa no estrangeiro, não por poder ter mais oportunidades de emprego (em Direito isso é difícil), mas porque iria aprender outras coisas, e talvez pudesse trabalhar numa "filial" do escritório ou até com empresas. E ter alguma coisa no currículo que evidencie que andaste por outros países a fazer seja o que for, é sempre uma vais valia (apesar da cunha ser mais importante que o cv). Eu gostava de poder ir para outro pais, quanto mais não fosse para conhecer uma realidade diferente e, talvez, não ser julgada pela minha aparência =)
    ****

    ResponderEliminar
  3. Eu cheguei a inscrever-me para ir de Erasmus para Helsínquia na Finlândia no meu segundo ano de Universidade :D Era uma experiência engraçada mas assim como tu não teria estômago para tanta coisa nova ao mesmo tempo. E dependendo da área em que se estuda, justifica-se ou não fazer Erasmus, no teu caso acho que compensaria mais do que no meu.

    ResponderEliminar
  4. Acho que não deves pôr a hipótese completamente de lado (independentemente dos receios que possas ter), mas acho que tens razão em não "pôr a carroça à frente dos bois"

    ResponderEliminar
  5. Tens de seguir o teu coração e ser fiel a ele. Ouve a opinião dos que te são importantes mas nunca deixes de pensar por ti :) eu quis muito fazer erasmus mas quando falei na ideia à minha mãe ela fez-me um bocado de chantagem emocional - que eu só mais tarde percebi - e eu acabei por deixar passar a oportunidade. Hoje arrependo-me mas não desisto, posso não ir de erasmus pois já não sou estudante mas emigrar é uma hipótese bem no topo dos meus objectivos (até porque em portugal não há saída na minha área)

    ResponderEliminar
  6. Eu nunca me interessei muito em fazer Erasmus. Primeiro sou muito tímida e ainda tenho dificuldades a inglês logo não ia correr bem. Depois na minha área ia ser muito difícil conseguir alguma coisa que me interessasse realmente!
    -Alexandra

    BlogBloglovin'Google+TumblrTwitterWe Heart It

    ResponderEliminar